O clínico geral é o médico responsável por diagnosticar diversas doenças, desde as mais simples até as mais complexas. Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), o clínico geral pode diagnosticar e tratar 80% dos problemas de saúde.
Dentre as principais doenças tratadas por esse médico estão hipertensão, diabetes, colesterol alto, micose, alergias, infecção intestinal, anemia, entre outras.
Geralmente, o clínico geral é procurado antes do paciente ir até qualquer especialista. Isso porque, na maioria dos casos, o paciente ainda não sabe o que tem e precisa de orientação.
Além de diagnosticar problemas de saúde, o clínico geral é preparado para tratar de diversas doenças não-cirúrgicas. Somente quando se tratar de algo muito específico é que o clínico encaminha o paciente para um especialista.
É importante procurar o clínico geral nas seguintes situações:
- Avaliação médica antes de qualquer cirurgia
- Prevenção de doenças e orientação nutricional
- Check-up completo e periódico
- Exames de rotina, incluindo exames de fezes, urina e sangue
- Quando não se tem muita clareza sobre os sintomas apresentados
–
Além disso, o clínico também pode solicitar e avaliar exames, prescrever medicamentos e vacinas, avaliar o paciente antes de iniciar uma atividade física e encaminhar para algum especialista, se necessário.
O maior diferencial do clínico geral é que ele pode acompanhar seus pacientes ao longo da vida, conhecendo todo o histórico de saúde. Ter um acompanhamento com o clínico geral também é importante para evitar o autodiagnóstico e a automedicação, que podem piorar um quadro já existente.