Antes de consultar o ginecologista, sempre há algumas dúvidas, mesmo para quem já foi atendido várias vezes. O que esse profissional faz? Quando consultá-lo? Quais procedimentos são realizados? Que doenças podem ser tratadas? Com que frequência devo fazer uma consulta?
O médico está incluído no cotidiano das pacientes do sexo feminino, sendo recomendado que a visita seja especialista desde muito cedo. O médico é vital em todas as fases da vida: antes mesmo da menstruação, na primeira menstruação, durante a gravidez e após a menopausa, para cuidados. Também está relacionado a hormônios e sexo.
Acompanhe o nosso artigo de hoje e tire todas as suas dúvidas!
Função do ginecologista
A ginecologia é a especialidade médica mais importante para a saúde da mulher e ela pode acompanhá-la por toda a vida. O ginecologista é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas com o útero, ovários, trompas e vagina e mamas.
Mulheres que iniciaram o ciclo menstrual, principalmente sexualmente ativas, podem consultar este guia. Mesmo ao entrar na menopausa, todas as mulheres podem continuar com as visitas frequentes ao ginecologista, seja para exames de saúde ou reposição hormonal.
Mesmo para pessoas que não estão doentes, é importante consultar o especialista pelo menos uma vez por ano. Durante o período de atendimento, exames como o Papanicolau podem ser realizados para prevenir o câncer de colo do útero.
Como é a primeira consulta?
Geralmente, a primeira consulta acontece após a primeira menstruação. É normal que alguns pacientes se sintam envergonhadas e com medo. Por isso, é tão importante procurar um especialista de confiança para que a consulta aconteça com tranquilidade e que todas as dúvidas possam ser sanadas.
A primeira consulta basicamente envolverá uma conversa informal sobre o histórico da jovem, sobre o ciclo menstrual e, caso seja virgem, um exame ginecológico superficial será realizado. Mulheres que já iniciaram sua vida sexual, passarão pelo exame de toque e, em alguns casos, um material para o exame Papanicolau será recolhido.
Doenças tratadas com o ginecologista
Consultar um especialista com frequência ajuda a prevenir o surgimento de muitas doenças. As mais comuns são:
- mioma;
- câncer de mama e de útero;
- DSTs;
- síndrome de ovários policísticos;
- candidíase;
- cólica;
- corrimentos;
- endometriose;
- tromboembolismo venoso.
Há quanto tempo você não visita seu ginecologista de confiança? Visitas regulares ao ginecologista são essenciais para prevenir diversos tipos de doenças, garantindo o seu bem-estar. Cuide da sua saúde! Agende agora mesmo a sua consulta com um de nossos especialistas.