ultrassom 3d

Saiba tudo sobre o Ultrassom 3D

Durante a gestação, é fundamental que a futura mamãe realize alguns exames de ultrassom para avaliar a saúde e o desenvolvimento do bebê, além de prevenir e detectar doenças e condições adversas. O ultrassom 3D é um dos exames mais aguardados pela família!

A ultrassonografia 3D é indolor, não tem radiação, dura em média 20 minutos e transforma as imagens convencionais em imagens tridimensionais, permitindo que a mamãe e o médico consigam visualizar uma imagem mais realista do bebê. Nas imagens captadas é possível ver com detalhes todo o corpo do bebê, permitindo visualizar nitidamente a face e os membros da criança.

Quando realizar o exame?

A ultrassonografia 3D pode ser realizada em qualquer fase da gestação, mas, dependendo da idade gestacional, a imagem pode não sair com tantos detalhes. No início da gestação, por exemplo, o ultrassom 3D irá mostrar o corpo do feto inteiro, mas os pequenos detalhes não poderão ser vistos pois o bebê ainda é muito pequeno.

Por volta da 20ª semana de gestação já é possível conseguir algumas imagens da face. Essas imagens ficam ainda mais nítidas se forem obtidas entre a 26ª a 29ª semana de gestação. Já após a 30ª semana podemos obter imagens boas, entretanto isto torna-se muito mais difícil, pois o espaço dentro do útero fica cada vez menor e o rosto do bebê fica a maior parte do tempo encoberto.

Ultrassom 3D - Paciente Micaele

Além do espaço dentro do útero, outro fator que pode dificultar a qualidade das imagens é a pouca quantidade de líquido amniótico ou o excesso de gordura na barriga da mãe. Isso porque o excesso de gordura dificulta a passagem das ondas que formam a imagem no aparelho de ultrassom, o que faz com que as imagens formadas não reflitam a realidade ou não tenham boa resolução.

Doenças identificadas no Ultrassom 3D

Com as imagens mais nítidas da ultrassonografia obstétrica 3D, o médico pode visualizar com maior qualidade condições como lábio leporino, malformações diversas em braços e pernas do bebê, defeitos na coluna, hidrocefalia e Síndrome de Down. Nesses casos, exames anteriores já podem ter detectado estas doenças, mas a ultrassonografia obstétrica 3D permite realmente avaliar a gravidade, através de análise crítica mais detalhada.

A vantagem de realizar a ultrassonografia 3D é que ela possibilita uma melhor avaliação da gravidade do problema, podendo ser realizada logo após o diagnóstico no ultrassom convencional. Além disso, na maioria dos casos a gestante também pode realizar o ultrassom morfológico, que também faz parte dos exames de pré-natal.

Na Clínica para Família você pode realizar todos os exames necessários durante a gestação, inclusive o ultrassom 3D. Clique aqui e faça o seu agendamento!