tipos de dor de cabeça

Conheça alguns tipos de dor de cabeça

A dor de cabeça é algo muito comum e frequente, em homens e mulheres de todas as idades, inclusive em crianças. Existem diferentes tipos de dor de cabeça, que podem ocorrer por diversas causas e em diferentes regiões da cabeça.

Mas como diferenciar cada tipo de dor?

Uma maneira simples é conhecer e observar os sintomas que aparecem durante as crises. Alguns tipos de cefaleias também podem estar acompanhadas por outros sintomas, como tonturas e náuseas.

Conheça agora os principais tipos de dor de cabeça:

1. Cefaleia tensional

Este é o tipo de dor mais comum e costuma surgir como uma dor difusa, na parte mais alta da cabeça, na testa, na face, nas têmporas e na nuca.

Ansiedade, cansaço, estresse emocional ou mental, má alimentação, excesso de exercícios físicos, má postura e repouso insuficiente podem ser alguns dos causadores da cefaleia tensional.

Os sintomas associados à cefaleia tensional podem ser dificuldade de concentração, dor muscular, fadiga crônica, dificuldade para dormir, irritabilidade e sensibilidade à luz ou ruído.

2. Enxaqueca

A enxaqueca pode ser considerada um dos tipos de dores de cabeça mais graves. As crises podem durar horas ou até dias e a dor costuma ser bastante forte, deixando a pessoa mais sensível às luzes e ao barulho.

Quem sofre de enxaqueca tende a sentir uma espécie de pulsação dentro do crânio. O desconforto costuma surgir apenas em um lado da cabeça, principalmente na parte da testa e região das têmporas, mas pode ser bilateral.

3. Cefaleia causada por sinusite

A sinusite é uma inflamação que atinge os seios nasais, que pode ser causada por vírus, bactérias ou mesmo por elementos alérgenos.

Como consequência da sinusite, o paciente pode sentir dor em apenas um lado ou em toda a parte frontal da face. É comum senti-la na testa, ao redor do nariz e em volta dos olhos.

Outros sintomas que também podem surgir são congestão nasal, tosse e febre. Tudo isso fará com que você sinta a cabeça “pesada” ocasionando dores ao baixá-la ou se deitar.

4. Cefaleia em salvas

A cefaleia em salvas é uma doença rara, que se caracteriza por uma dor de cabeça muito forte e lancinante, que atinge apenas um lado da face e o olho, e surge na maior parte das vezes durante o sono.

Sua duração varia entre 15 minutos a uma hora e a dor pode ser muito intensa e repetir-se várias vezes ao longo do dia.

Mudanças na pressão atmosférica e alterações climáticas bruscas são umas das causas bastante comuns de cefaleia. Contudo, o consumo de álcool, cigarro e alimentos industrializados com muitos conservantes, deve ser evitado para amenizar o problema.

Importância do tratamento correto

Como você pode ver, existem muitas diferenças entre cada dor, por isso, é importante conhecer cada sintoma para realizar o tratamento correto e evitar a automedicação.

Vale lembrar também que a prevenção é o melhor remédio para todos os tipos de dor de cabeça, portanto, não deixe de fazer suas consultas regularmente!

5 sinais de que está na hora de visitar um Neurologista