Um dos primeiros sinais de que nossa visão não está muito boa é a sensação de vista embaçada ou turva. A visão embaçada afeta pessoas de todas as idades, seja de forma progressiva ou de um dia para o outro, e apesar de ser um sintoma muito comum, ele merece uma atenção especial.
O que é visão embaçada?
A visão embaçada refere-se a uma diminuição da sensibilidade visual ou falta de nitidez da visão, que resulta na incapacidade de ver bem os detalhes.
A visão embaçada pode ser algo normal, já que é uma das causas mais frequentes das doenças como conjuntivite, glaucoma, catarata ou até diabetes.
Um dos sintomas mais comuns que descrevemos quando vamos ao oftalmologista é que tem uma névoa na nossa frente. Normalmente a visão turva vem associada à dor de cabeça frequente e tonturas.
Pode acontecer também de ficarmos com a visão embaçada apenas em um olho, ou ainda de forma parcial em um dos olhos dependendo da causa. Na maioria dos casos a visão turva surge de forma gradual e vai piorando com o tempo.
Principais causas da visão embaçada:
- Óculos ou lentes de contato
- Conjuntivite
- Infecção
- Dormir com lentes
- Catarata
- Glaucoma
- Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
- Diabetes
- Hipertensão
Felizmente, a maioria das razões para a visão embaçada, não é uma ameaça para a cegueira. No entanto, quando surgir esse problema é recomendado procurar um oftalmologista o mais breve possível.
De acordo com o diagnóstico, o médico irá iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de colírios específicos ou cirurgia até mesmo uma cirurgia.