Você tem notado mudanças na sua visão ultimamente? Uma maior dificuldade para enxergar de longe? Os objetos estão embaçados? Durante uma leitura, confunde as linhas do livro? Fique atento, pois isso pode indicar um problema que precisará ser investigado pelo especialista.
Os casos de problema de visão estão cada vez mais comuns, especialmente fadiga visual e miopia. A rotina de trabalho intensa, as horas gastas em frente ao computador e celular e sono desregulado, por exemplo, são agentes causadores de alterações visuais, sendo necessário uma consulta com o oftalmologista.
Confira no post de hoje 5 sinais que indicam a necessidade de usar óculos. Acompanhe!
1 – Lacrimejamento e incômodo nos olhos
Muitos pacientes trabalham horas em frente do computador e, com isso, estão propensos a ter sensibilidade maior à luz, ressecamento dos olhos e sensação de fadiga ocular. Nesses casos, podem ser necessários óculos ou lubrificantes oculares específicos.
2 – Alterações de visão
Não é normal ver borrado ou presenciar imagens duplas. Estes sinais podem indicar situações mais sérias, como glaucoma, descolamento da retina e até mesmo alterações neurológicas.
3 – Histórico de diabetes ou hipertensão
Doenças como diabetes e hipertensão também influenciam na saúde dos seus olhos. A primeira gera um quadro de retinopatia diabética, enquanto a segunda causa a retinopatia hipertensiva, que pode levar à cegueira irreversível.
4 – Vermelhidão nos olhos
A hiperemia ocular é uma condição que causa dilatação dos vasos sanguíneos da superfície ocular. Pode ser indicativo do surgimento de uveíte reumática ou infecciosa, conjuntivites infecciosas ou alérgicas, glaucoma, e/ou hemorragia subconjuntival.
5 – O avanço da idade
É importante a triagem oftalmológica já durante o nascimento, com o teste do olhinho. Porém, o surgimento de complicações oftalmológicas se torna mais frequente a partir dos 40 anos. Com isso, a consulta com o oftalmologista precisa ser mais regular, para manter a saúde dos seus olhos em dia e evitar o surgimento ou agravamento de doenças.
Caso perceba um ou mais sinais descritos, procure um oftalmologista de confiança. Ele é o especialista responsável pela sua visão e, também, o mais capacitado para orientar quanto ao melhor tratamento. Entre em contato e agende a sua consulta.