Mamografia: mitos x verdades

O exame de mamografia é um dos mais importantes quando falamos da prevenção da saúde feminina! Mas ainda assim, muitas mulheres deixam de realizá-lo por medo ou falta de informação. 

Pensando nisso,  no artigo de hoje separamos alguns dos principais mitos e verdades sobre a Mamografia. Confira!

“Jovens não precisam fazer o exame” 

Mito. Mesmo sem histórico familiar de câncer de mama, mulheres jovens devem, sim, fazer o exame regular de toque e, caso notem anormalidades, recorrer à mamografia.

“A Mamografia faz mal”

Mito. A radiação emitida pelo mamógrafo é mínima e inofensiva quando comparada aos benefícios do exame.

“Os nódulos, em sua maioria, são benignos.”

Verdade. Você sabia que 8 em cada 10 nódulos mamários não são cancerígenos? Pois é. Devido aos hormônios e tecidos, a maioria dos nódulos encontrados não são cancerígenos. Entretanto, a mamografia detecta as microcalcificações que não são sensíveis ao toque, que passam despercebidas e que podem ser malignas.

“Mamografia dói.”

Mito. O exame pode ser desconfortável, mas não deve ser doloroso. Com a transição para a mamografia digital, inclusive, o nível de desconforto deve ser ainda menor. O ideal é evitar agendar sua mamografia na semana que antecede o início do seu ciclo menstrual, quando os seios tendem a estar mais sensíveis. 

A mamografia é a melhor maneira de  detectar o câncer de mama, e décadas de pesquisas mostram que as mulheres que realizam o exame com regularidade têm maior probabilidade de identificar a doença precocemente, reduzindo a necessidade de tratamentos mais agressivos, como cirurgia e quimioterapia.

Você se lembra de quando foi a última vez que realizou a sua mamografia? Caso tenha se passado muito tempo, entre em contato conosco e agende o seu exame