A pediatria é a especialidade médica responsável por cuidar da saúde das crianças e adolescentes. Além de diagnosticar, prevenir e tratar diversas doenças, a consulta com pediatra também serve acompanhar o paciente em todos as fases de crescimento.
Durante o primeiro ano de vida do bebê, as consultas com o pediatra serão parte da rotina da família. O pediatra será responsável por acompanhar o desenvolvimento do bebê, ganho de peso, orientações sobre alimentação e comportamento.
Por isso, a escolha do pediatra é uma decisão muito importante, pois o bom relacionamento com este médico garante o bem-estar das crianças e a tranquilidade dos pais.
Quando procurar um Pediatra?
Alguns pais e mães optam por marcar uma primeira consulta com pediatra durante o pré-natal , assim já vai conhecendo quem é o médico que vai acompanhar a criança durante muitos anos.
Após o nascimento, a primeira consulta deve ser feita entre os 7 e 10 dias de vida, ou seja, uma semana após a saída do hospital ou maternidade.
Nessa primeira consulta, o pediatra avalia as condições de nascimento, amamentação, exame físico do bebê, verifica os testes de rastreio neonatal (teste da orelhinha, pezinho, coração e linguinha) e a icterícia neonatal. Nas próximas consultas o pediatra avaliará peso, estatura, dará orientação sobre vacinas, alimentação e desenvolvimento neurológico.
Geralmente no primeiro ano de vida as consultas são mensais, já no segundo ano elas são feitas a cada três meses e após os 3 anos de idade a consulta com o pediatra deve ser realizada 1 vez por ano.
Além desse acompanhamento, é necessário procurar o pediatra em casos de emergências, para esclarecer as dúvidas ou em casos de doenças como:
– Resfriados
– Dores
– Dificuldade na respiração
– Doenças virais (catapora, sarampo, caxumba, roséola)
– Inflamação no ouvido e garganta
– Alergias
– Anemia
– Cólicas e diarreia
– Infecção urinária
–
Até que idade a criança deve ir ao Pediatra?
O Conselho de Prática Pediátrica diz que o acompanhamento pode ser feito até os 21 anos. Porém, outras entidades estabeleceram outros limites, que variam entre 12 e 18 anos.
Então, na verdade não existe um limite máximo de idade para levar uma criança ou adolescente ao médico. O ideal é visitar o médico com regularidade e manter a saúde da criança ou adolescente sempre em dia.
Quando o paciente já estiver crescido, deve visitar o pediatra anualmente, podendo também realizar um acompanhamento da saúde com um clínico geral, que o encaminhará para um especialista quando necessário.
Agora que você já sabe a importância de realizar uma consulta com pediatra, não deixe de fazer o acompanhamento anual do seu filho. Clique aqui e faça o seu agendamento no Whatsapp!
–