Você tem notado que os seus cabelos têm caído muito ultimamente? Calma! Esse é um problema comum e que afeta várias pessoas. Diariamente perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo, porém, algumas pessoas apresentam uma perda de cabelos muito maior que o normal, que pode ser um sinal de algum problema de saúde.
A queda de cabelo tem várias causas: estresse, procedimentos químicos, má alimentação, fatores hormonais e inclusive fatores genéticos. No entanto, alguns tratamentos e hábitos diários podem reduzir ou até mesmo frear a queda dos fios.
Confira algumas dicas para diminuir a queda de cabelo:
1- Mantenha os fios sempre limpos
Se o seu couro cabeludo é mais oleoso que o normal deve lavar todos os dias, já que o acúmulo de sebo influencia diretamente na saúde do couro cabelo e favorece a queda. Já no caso de cabelos normais ou secos, o ideal é lavar em dias alternados.
Se você tem dermatite seborreica (cabelos oleosos, caspa e coceira) precisa usar produtos específicos para a condição.
2- Evite água muito quente ao lavar os cabelos
O couro cabeludo precisa ter a oleosidade em equilíbrio. Água muito quente remove excessivamente a oleosidade natural do couro cabeludo e dos fios, e, quanto mais você remove a oleosidade natural mais o organismo vai querer repor essa gordura rapidamente.
Além disso, a água muito quente pode trazer outros problemas como seborréia, irritações e pontas duplas. A água quente também sensibiliza os fios, dilata a cutícula, deixando-os ásperos, ressecados e causando um embaraçamento maior que o normal.
3- Use o tipo de escova adequada para o seu tipo de cabelo
O uso da escova também pode ocasionar a queda de cabelo. Usar uma escova que não é para o seu tipo de cabelo pode danificar os fios, deixando aquele aspecto de cabelos quebrados.
Por exemplo, as escovas que têm pinos com bolinhas de massagem na ponta protegem o couro cabeludo e oferecem mais leveza na hora de desembaraçar os fios.
4- Nunca durma com o cabelo molhado
Deitar com os fios molhados ou úmidos gera uma grande aglomeração de fungos, bactérias e um abafamento que obstrui os folículos pilosos e pode antecipar a queda de cabelo.
Além disso, manter o couro cabeludo molhado por muito tempo cria caspa, enfraquece a raiz e aumenta ainda mais a queda dos fios.
A dica também vale para quem costuma prender os cabelos molhados.
5- Evite deixar o cabelo preso o tempo inteiro
Se você tem os cabelos mais longos, evite deixá-los presos todos os dias por longos períodos. Isso favorece a alopecia por tração, um dos tipos mais raros de queda de cabelo.
Também é importante evitar prender o cabelo muito forte, pois isso cria uma tensão entre a raiz e os fios resultando na queda da fibra capilar, no enfraquecimento e no desprendimento dos fios do couro cabeludo.
Além de todas essas dicas para diminuir a queda de cabelo, é fundamental ter uma alimentação rica em vitamina C, D, B12, betacarotenos, ômega 3 e ferro.
E se os fios continuarem a cair em excesso é muito importante procurar ajuda profissional. O dermatologista fará uma avaliação geral da sua saúde para identificar a causa e o tratamento mais indicado para a queda de cabelo.
Procurando dermatologista em Campinas? Clique aqui e agende sua consulta!
–