Como prevenir a Obesidade Infantil?

Como prevenir a obesidade infantil?

Atualmente, a obesidade infantil afeta cerca de 13,2% das crianças no Brasil com idade entre 5 e 9 anos. Os excessos de açúcares e gorduras na alimentação, sedentarismo, ansiedade e hereditariedade são possíveis fatores para desencadear essa doença.

A obesidade é considerada uma doença crônica, que tem como característica o excesso de peso, comumente causado por associações genéticas, comportamentais e ambientais.

Quais as principais causas da obesidade infantil?

Hábitos alimentares familiares afetam a nutrição das crianças, principalmente por conta do consumo de alimentos processados e ultraprocessados. Muitas crianças hoje estão crescendo em ambientes que incentivam o consumo de alimentos não saudáveis.

Além disso, grande parte delas acaba trocando brincadeiras estimulantes com práticas físicas por atividades em frente às telas, o que promove o sedentarismo. A consequência disso é o desenvolvimento precoce de doenças crônicas como resistência à insulina, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, distúrbios psicológicos e obesidade na vida adulta.

Como prevenir a obesidade infantil?

Para evitar a obesidade infantil os pais devem contribuir para que as crianças tenham alimentação adequada e saudável. Os hábitos alimentares devem começar ainda na barriga da mãe, estendendo-se para os primeiros anos de vida e seguindo por todo seu período de crescimento. 

É muito importando que a introdução alimentar seja feita no período correto (a partir dos 6 meses, após o período de aleitamento materno exclusivo) e com os alimentos balanceados.

Se esse período não tiver o cuidado e atenção necessários, as crianças ficam expostas cada vez mais cedo aos alimentos ultraprocessados e industrializados. 

Veja as principais formas de prevenir a obesidade infantil:

  • estimular hábitos saudáveis à mesa;
  • controlar o tempo de exposição às telas;
  • respeitar a saciedade da criança;
  • evitar consumo excessivo de frituras, bebidas calóricas, açúcares e processados;
  • estimular a prática física desde cedo, para que sejam realizadas de forma prazerosa;
  • iniciar um processo de reeducação alimentar para toda a família.

As consultas e exames de rotina, para acompanhamento da saúde, auxiliam na prevenção da obesidade infantil. Além disso, é fundamental que a toda a família estabeleça uma rotina saudável para estimular os pequenos.

Saiba a importância da consulta com Pediatra