Quem tem manchas na pele sabe como elas podem causar incômodo, fazendo com que algumas pessoas recorram a cosméticos e outros produtos de beleza para diminuí-las.
Essas manchas são bastante comuns e podem ser causadas por diversos motivos como: gravidez, acne e espinhas, melasma ou até mesmo pelo sol.
Normalmente as manchas recentes são mais fáceis de clarear com o uso de produtos simples como cremes e loções que tem ação clareadoras. Porém, quando se trata de uma mancha mais antiga pode ser necessário recorrer a formulações mais específicas, que contém hidroquinona ou ácidos, e devem ser indicadas pelo dermatologista.
O que são manchas e porque elas se formam na pele?
As manchas são lesões dermatológicas e, dependendo da cor, podem indicar um problema específico – desde um simples incômodo estético ou até mesmo um câncer de pele.
Como falamos acima, existem diversos motivos para o aparecimento de manchas na pele, um deles é a exposição aos raios solares. Por isso, é muito importante usar filtro solar diariamente.
Tipos de manchas
- Melasma: manchas amarronzadas causadas por depósito do pigmento melanina e desencadeados por fatores genéticos, hormonais, sol, calor, etc.
- Melanose solar: pequenas e amarronzadas e causadas pelo acúmulo de sol durante a vida.
- Extravasamento sanguíneo: manchas arroxeadas causadas por uma fragilidade capilar do envelhecimento ou por hematomas durante procedimentos estéticos. O depósito de pigmento é causado pela hemossiderina.
- Nevos: são pintas escuras causadas pela proliferação dos melanócitos (células que produzem melanina) e podem evoluir malignamente se transformando em Câncer de pele do tipo melanoma.
- Ceratose seborréica: parecem com pintas/nevos, mas são mais altas, ásperas e não se transformam em câncer de pele.
- Leucodermia solar: também chamadas de sardas brancas, são causadas por acúmulo de sol, levando a perda da melanina no local da lesão.
- Vitiligo: mancha branca causada por doença genética autoimune e muitas vezes desencadeada por fatores emocionais.
- Pitiríase versicolor (pano branco): lesão esbranquiçada causada por fungo.
- Pitiríase Alba: lesão esbranquiçada causada por pele ressecada.
Como remover manchas recentes com alternativas naturais?
– Aloe Vera ou Babosa: essa é uma planta repleta de usos e benefícios, podendo ser usada em cremes hidratantes e removedores de maquiagem caseiros. Seu gel possui 96% de água e 4% de ingredientes, como aminoácidos e enzimas, que nutrem a pele danificada. Além disso, a babosa possui aloesin e aloína, ativos que podem clarear manchas na pele causadas pelo sol e outras hiperpigmentações.
– Óleo de amêndoas: o óleo de amêndoas atua como um agente clareador, já que possui gorduras essenciais que irão manter a pele hidratada e saudável. Ele é considerado um bom hidratante para a pele, principalmente oleosa, pois contém ácidos graxos que ajudam a dissolver o sebo relacionado ao surgimento de espinhas.
– Óleo de coco: muito conhecido por seus benefícios na saúde, estética e bem-estar, o óleo de côco suporta o equilíbrio natural da pele, hidratando, suavizando e reduzindo manchas.
– Pepino: muito famoso no tratamento de olheiras, o pepino também pode ser utilizado para combater as temidas manchas na pele. Isso porque o fruto é rico em vitaminas A, C e E, além de cálcio, potássio, magnésio e fósforo.
– Óleo de Jojoba: o óleo de jojoba é rico em antioxidantes, refresca e rejuvenesce a pele. É facilmente absorvido, pois é parecido com o óleo produzido naturalmente pelo corpo, e ajuda a controlar a oleosidade e a regeneração cutâneas.
– Argila branca: por ter o pH semelhante ao da pele humana, a argila branca é excelente para hidratar, curar feridas e remover cicatrizes. Você pode utilizar a argila em pó misturando com água filtrada ou soro fisiológico.
Como evitar manchas na pele
Cuidar da pele é tão importante quanto cuidar das outras partes do corpo, por isso, para evitar o surgimento de manchas é fundamental tomar alguns cuidados:
- Esfolie a pele diariamente;
- Use filtro solar na pele e no couro cabeludo diariamente,
- Beba bastante água e outras bebidas hidratantes, como sucos de frutas naturais e chás;
- Exercite-se regularmente. O exercício ajuda a desintoxicar o sangue e a limpar a pele;
- Use sempre produtos ricos com vitamina C;
- Evite o consumo de frituras, açúcares, cafeína e álcool e invista em alimentos mais saudáveis como os vegetais e alimentos ricos em fibras.