Popularmente conhecido como Ultrassom da Nuquinha, a translucência nucal é um exame feito durante o ultrassom que serve para medir a quantidade de líquido presente na nuca do feto.
Este exame serve para calcular o risco do bebê apresentar alguma malformação como a síndrome de Down ou outras condições no feto, como:
- alterações do tubo neural;
- defeitos da parede abdominal;
- anormalidades nos membros;
- algumas cardiopatias congênitas.
A translucência nucal é um dos exames essenciais que toda gestante deve realizar durante o acompanhamento pré-natal.
Para que serve este exame?
A translucência nucal é o nome dado para o espaço do fluido que fica atrás do pescoço de um feto, e que pode ser visto em exames de ultrassonografia.
Quando existem malformações ou doenças genéticas, o feto tem tendência a acumular líquido na região da nuca. Por isso, se a medida da translucência nucal estiver aumentada (acima de 2,5 mm) significa que pode estar havendo alguma alteração no seu desenvolvimento.
O valor aumentado deste exame não garante que o bebê terá alguma alteração, mas indica que há um maior risco. Nestes casos, é comum o obstetra solicitar outros exames, como amniocentese ou cordocentese.
Se durante a ultrassonografia também for verificada a ausência do osso nasal, o risco de alguma malformação aumenta ainda mais, pois o osso nasal, geralmente, está ausente nos casos de síndromes.
Quando o exame é feito?
O exame de translucência nucal deve ser feito entre a 11ª e a 13ª semana, mas geralmente é feito na 12ª semana, onde a identificação de alterações pode ser mais eficaz.
A medida da translucência nucal deve ser realizada quando o feto tem entre 45 e 84 mm de comprimento. Considerando a medida da cabeça às nádegas.
Este exame também pode ser realizada durante o Ultrassom Morfológico do primeiro trimestre, quando também são observados a formação dos ossos, vasos sanguíneos e coração do bebê.
Durante a gestação a mamãe deverá realizar o acompanhamento do pré-natal e se submeter a diferentes tipos de ultrassom feitos na gravidez. Por isso, é importante escolher umaclínica que trabalhe com profissionais qualificados, onde você possa realizar os exames necessários com conforto e segurança!