Ver o bebê saudável e se mexendo dentro da barriga da mãe é um dos momentos mais aguardados pelos pais durante a gestação. Através do exame de ultrassom é possível observar o bebê em tempo real e acompanhar todo o seu desenvolvimento.
O que é a ultrassonografia?
A ultrassonografia é um exame de imagem feito por um transdutor, aparelho que emite e capta ondas sonoras através do contato com o corpo humano, e transforma essas ondas em imagens. Este tipo de exame é bastante seguro, tanto para o bebê como para a mãe, já que não utiliza qualquer tipo de radiação e é indolor.
Existem diversos tipos de ultrassom e cada um é indicado para determinado momento da gestação e situações específicas. Conheça agora algumas das principais ultrassonografias:
1 — Ultrassonografia transvaginal
Esse exame é realizado bem no início da gravidez, entre a 6ª e 12ª semana de gestação. O ultrassom transvaginal é importante para detectar a gravidez, o número de fetos e a idade gestacional. Com ele também é possível avaliar a posição do saco gestacional e observar a anatomia do útero e ovários.
2 — Ultrassonografia com medida da Translucência Nucal
Esse tipo de ultrassom é realizado também no primeiro trimestre gestacional, é o exame onde medimos a translucência nucal. Ela é muito importante para rastrear o risco do bebê ter doenças genéticas ou alterações estruturais em seu organismo, como, por exemplo, a Síndrome de Down.
3 — Ultrassonografia Morfológica
Geralmente realizadas no segundo trimestre da gravidez, esse tipo de ultrassom é um dos mais importantes, por conseguir verificar a formação dos órgãos e estruturas do bebê.
Por ter imagens mais detalhadas, este exame permite a avaliação do crescimento do bebê, o desenvolvimento dos seus órgãos e detectar possíveis malformações.
4 — Ultrassonografia obstétrica
Pode ser feita tanto na 12ª semana de gestação quanto nas últimas semanas. Esse tipo de ultrassom serve para acompanhar a taxa de crescimento do bebê, peso, vitalidade e posição dentro do útero, aspecto da placenta e a quantidade de líquido amniótico presente.
Neste exame também é possível ouvir os batimentos cardíacos do bebê, além de observar os movimentos, a respiração e o sexo do bebê.
5 — Ultrassonografia obstétrica com Doppler colorido
O objetivo desse exame é observar o fluxo sanguíneo da mãe e do bebê para procurar alguma patologia e determinar os níveis de oxigenação do bebê. Também é muito importante para identificar hipertensão arterial gestacional (pré-eclâmpsia).
Não é um exame muito comum e deve ser feito apenas quando o médico achar necessário. Geralmente é realizado entre a 32ª e 36ª semana, mas pode ser recomendado pelo médico em qualquer momento da gravidez.
Ainda há outros tipos de ultrassonografia gestacional, como o ultrassom 3D e 4D. Ambos os exames devem ser realizados entre a 26ª e 29ª semana, pois é nesse período que se espera que a imagem seja mais nítida.
Como vimos nesse artigo, a ultrassonografia na gravidez é muito importante para saber como está a saúde do bebê e como ele está se desenvolvendo dentro do útero.
Toda grávida deve realizar pelo menos 3 ultrassons durante a gestação, por isso, é fundamental escolher uma clínica de qualidade que possa realizar todos os exames com segurança!