cravos e espinhas

Qual a diferença entre cravos e espinhas?

Os cravos e espinhas começam a surgir durante a adolescência e, em muitos casos, continuam até a fase adulta. Apesar de serem parecidos, existe uma diferença nessas inflamações que aparecem no nosso rosto.

Em termos mais técnicos, a acne é o nome dado a espinhas e cravos. A acne é a condição de pele que ocorre quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele.

Qual a diferença entre cravos e espinhas?

Diferente do que muitas pessoas pensam, não é só no aspecto estético que os cravos e as espinhas se diferenciam, mas, também, em seu nível de inflamação.

• Cravos são o entupimento da glândula com oxidação do ácido graxo, eles surgem como um sinal de que essas estruturas estão entupidas. O cravo se forma por dois fatores: o aumento da gordura produzida pelas glândulas da pele ou pelo entupimento nos poros, por onde a gordura precisa ser liberada.
  • Espinhas são um estágio mais avançado dos cravos, que acontece a partir de uma inflamação bacteriana na área. Quando a abertura do poro (ou folículo) não é grande o suficiente, a gordura não tem contato com o ar, de forma que não acontece o processo de oxidação. Nesses casos se formam os chamados “cravos brancos”, que com a presença de bactérias acabam inflamando e formando as espinhas.

É mais comum que os cravos e espinhas apareçam na zona T do rosto (testa, nariz e queixo), principalmente durante a puberdade. Isso acontece porque essas são áreas com bastante concentração de oleosidade.

Porém, elas também podem se desenvolver na zona U (pescoço, queixo e mandíbula), principalmente em pessoas que têm acne adulta.

E, além da obstrução, outros fatores podem contribuir para o aparecimento dos cravos e espinhas, como problemas hormonais, o fumo, o excesso de sol em peles oleosas e também, a má alimentação.

Qual o tratamento para os cravos e espinhas?

Deve-se tratar a acne não apenas por razões estéticas, mas também para preservar a saúde da pele.

O tratamento da acne foca em reduzir a produção de óleo na pele, acelerar a renovação celular, combater a infecção bacteriana e reduzir a inflamação. Outro fator importante é que o tratamento ajuda a prevenir o aparecimento de cicatrizes de acne.

Existem diferentes tipos de tratamento para acne e suas cicatrizes variando entre terapia local (sabonetes, esfoliantes, loções), medicação oral, ou combinação das duas.

Na hora de decidir o tipo de tratamento, o dermatologista considera a gravidade, localização e o tipo de metabolismo de cada pessoa.

5 motivos para procurar um Dermatologista