Muito se fala sobre os nódulos mamários, já que o câncer de mama é responsável pela maior taxa de mortalidade das mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Os nódulos mamários são pequenos caroços que, na maioria dos casos, não são um sinal de câncer de mama, sendo apenas uma alteração benigna, como fibroadenoma ou microcistos, que normalmente não necessitam de tratamento.
A Fibroadenoma e muito comum em mulheres de 15 a 30 anos. São líquidos acumulados nas mamas que formam pequenos nódulos indolores e se movimentam a partir do toque.
Os cistos são divididos em dois tipos: microcistos e cistos grandes. Os microcistos são benignos devem ser diagnosticados a partir do ultrassom das mamas.
Já os cistos grandes podem apresentar em seu interior lesões pré-malignas ou malignas. O diagnóstico é realizado pela ultrassonografia das mamas e a extração deve ser realizada por uma punção ou cirurgia.
Assim, caso você encontre nódulos mmários durante o autoexame da mama, procure um mastologista para realizar e identificar se o nódulo é benigno ou maligno. O diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura da doença!
–