Quando se trata da nossa saúde é sempre bom lembrar que a prevenção é o melhor caminho. Por isso, além de hábitos saudáveis, devemos estar atentas às mudanças do nosso corpo.
Tão importante quanto o exame de mamografia e a ultrassom, o autoexame de mamas também é fundamental para perceber os primeiros sinais do câncer de mama. Só no Brasil, o câncer de mama é responsável pela maior parte de mortes por câncer em mulheres entre 40 e 69 anos.
Cerca de 80% dos casos de câncer de mama são descobertos pelas próprias mulheres, graças ao autoexame.
O objetivo do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.
Quando deve ser feito o autoexame de mamas?
Todas as mulheres, a partir dos 21 anos de idade, devem realizar o autoexame todos os meses. É comum que durante o período menstrual ocorram algumas mudanças e variações no corpo, principalmente na região do seios. Portanto, o recomendado é realizar o autoexame no 7º dia após o início da menstruação.
No caso de mulheres que não menstruam, o recomendado é escolher um dia do mês e sempre realizar o exame com intervalo de 30 dias.
Caso você encontre algum tipo as alterações você deverá repetir o toque no mês seguinte. Se as alterações permanecerem é importante procurar um médico.
🚨LEMBRE-SE: o autoexame de mama não substitui realização dos exames de ultrassom e mamografia!