O exame de mamografia é o método mais seguro e mais recomendado no Brasil para o rastreamento de tumores mamários. Porém, mesmo os benefícios do exame sendo amplamente divulgados, o procedimento ainda não faz parte da agenda anual de exames de muitas mulheres.
Como já falamos antes, a prevenção é o melhor caminho para o combate ao câncer de mama, portanto, se você já está na faixa etária de risco, é importante colocar o seu exame em dia!
O que é mamografia?
A mamografia é uma radiografia da mama que permite identificar melhor as lesões mamárias, nódulos ou agrupamento de microcalcificações. Este exame é realizado por um Técnico de Radiologia e tem uma duração média de 15 minutos.
No entanto, o exame isolado não é suficiente para o diagnóstico do câncer de mama. Em caso de suspeita, o médico deve solicitar uma biópsia para confirmar ou negar o diagnóstico.
O exame dói?
A mamografia é exame não invasivo mas que pode gerar um desconforto, devido à pressão que é exercida nas mamas, principalmente durante o período menstrual, quando os seios estão mais sensíveis. No entanto, a dor é extremamente tolerável e o exame dura apenas alguns segundos.
Quando a mamografia deve ser feita?
Por ser um procedimento que faz uso de radiação, a mamografia não é indicada para mulheres de todas as idades. O mais indicado pelos médicos é que mulheres com menos de 40 anos, gestantes e mulheres que estão na fase de amamentação não se submetam à mamografia. Nesse caso, os procedimentos indicados são o ultrassom mamário.
A recomendação é que as mulheres realizem o exame após a menopausa. Antes desse período as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida.
Isso pode ocasionar um maior número de resultados falso-negativos (resultado negativo para câncer em pacientes com câncer) e também de falsos-positivos (resultado positivo para câncer em pacientes sem câncer), o que gera uma exposição desnecessária à radiação.
Portanto, mulheres com idade acima de 40 anos devem realizar este exame anualmente, conforme indicação do médico responsável. Já as mulheres de 50 a 69 anos de idade o exame deve ser realizado a cada dois anos.
–