Quando procurar um Neurologista?

Quando procurar um Neurologista?

A Neurologia é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da  junção neuromuscular (nervo e músculos).

O médico neurologista fornece o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos. Sua função é investigar, diagnosticar e tratar esses distúrbios neurológicos.

Quais as doenças que o neurologista trata?

As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, enxaqueca, problemas de memória, tremores, distúrbios dos movimentos, dores na coluna, crises convulsivas, epilepsia, paralisias e dores crônicas, entre outras.

As doenças neurológicas que acometem as crianças são tratadas pela Neuropediatria, já as doenças que afetam os adultos pela Neurologia e a Neurocirurgia é responsável pelas doenças de tratamento potencialmente cirúrgico quer seja em adultos ou crianças.

Quando procurar um Neurologista?

Os problemas neurológicos podem ser originados por múltiplos fatores, incluindo alterações genéticas, acidentes, infecções, estilo de vida etc.

Uma das principais razões pelas quais visitamos um neurologista é quando aparecem dores de cabeça muito intensas. Além disso é fundamental consultar um neurologista se as dores de cabeça aparecerem de forma repentina e frequente com muita intensidade ou com pontadas em um ou ambos os lados da cabeça.

É essencial buscar atendimento neurológico o mais breve possível ao observar sinais e alterações como:

– Desmaios
– Problemas de memória e confusão mental
– Tremores e tonturas
– Distúrbios do Sono (Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono)
– Enxaqueca
– Crise epiléptica
– Dormência ou formigamento
– Alterações de movimento
– Rigidez ou fraqueza muscular
– Esclerose múltipla

Durante a consulta, o médico vai examinar o paciente procurando alterações na pele e nos músculos. Após esse primeiro momento ele testa reflexos nervosos e a postura, para determinar se existe algum distúrbio que afeta a capacidade de equilíbrio.

O neurologista também testará as capacidades mentais e psicológicas do paciente, podendo inclusive propor um teste de memória, se houver alguma anormalidade.

5 sinais de que está na hora de visitar um Neurologista