Exame permite investigar e acompanhar todas etapas da vida intrauterina
Uma grande dúvida comum às mamães é sobre a diferença entre os diversos exames de ultrassom que são realizados na gestação, não é?
Pois é!
É por isso que hoje, preparamos um artigo diferenciando a USG morfológica da obstétrica. É a sua chance de esclarecer todas as dúvidas. Confira!
Ultrassom Morfológico
O Ultrassom Morfológico serve para avaliar a formação do feto, dos órgãos e sistemas. Nesse exame é possível detectar malformações e, em alguns casos, definir um tratamento preventivo. Esses exames têm períodos corretos para serem realizadas, pois são nestas semanas específicas da gestação que os riscos para cromossomopatias e síndromes genéticas são calculados e, então, detectadas as malformações fetais.
Datas importantes
- Morfológica do 1º Trimestre: entre 12 e 14 semanas;
- Morfológica do 2º Trimestre: entre 20 e 24 semanas;
- Morfológica do 3º Trimestre: entre 28 e 32 semanas.
Obstétrico
O Ultrassom Obstétrico é um exame de imagem que serve para identificar a idade gestacional, avaliar crescimento e vitalidade do bebê, além de detectar gestações múltiplas e auxiliar no diagnóstico de eventuais malformações fetais. O primeiro exame geralmente é realizado logo no início da gravidez, a partir da 5° semana, por via transvaginal. A ultrassonografia obstétrica é indicada para, desde as primeiras semanas até o nascimento, monitorar o desenvolvimento do bebê, avaliar a placenta e o líquido amniótico que protege o feto.
Também é possível determinar a idade gestacional e também a provável data do parto.
Como é o preparo para um ultrassom obstétrico?
Para o transvaginal, é aconselhável que a bexiga esteja vazia. Para os demais não há nenhum tipo de preparo específico. Exceto no caso do ultrassom transvaginal, é recomendável vestir-se com duas peças (como camisa e calça) para facilitar a exposição do abdômen.