Ao longo da vida, o nosso corpo passa por diversas alterações e sempre que aparece algo diferente ele dá um jeitinho de nos avisar. Quando algo não vai bem, o corpo mostra sinais como manchas e erupções na pele, sangue na urina, dores, secreções e outros.
Mas o que pode ser a presença de sangue na urina?
A presença de sangue na urina é algo que costuma causar grande preocupação nos pacientes. O sangue na urina, ou hematúria, raramente aparece sozinho, sendo comum que apareça sempre acompanhado por uma sensação de ardência ao urinar.
Em geral, uma urina avermelhada ou com coloração escura costuma indicar que há algo de errado nos rins ou sistema urinário. Várias doenças podem provocar perda de sangue na urina, na maioria das vezes, a hematúria costuma ser um dos sinais de infecção urinária. Porém, a existência de sangue na urina também pode ser um sinal de doenças graves, como câncer de próstata, de rins ou de bexiga.
Quais podem ser as causas do sangue na urina?
O sangue na urina pode aparecer por múltiplas causas e, por isso, nem sempre a investigação é simples e rápida. Além disso, pode ter origem em qualquer ponto do trato urinário, incluindo rins, ureter, bexiga, próstata ou uretra.
Conheça algumas causas de sangramento urinário:
- Infecção urinária
- Cálculo renal
- Hiperplasia benigna da próstata
- Anemia falciforme
- Doença policística renal
- Cistite rádica (lesão da bexiga por radioterapia).
- Esforço físico
- Excesso de cálcio na urina
- Endometriose
- Uretrite
- Anticoagulação excessiva
- Câncer de bexiga, rins ou próstata
–
Mas, calma! Caso a presença de sangue na urina dure menos de 24h, provavelmente não há com o que se preocupar. Agora, se você está urinando sangue há mais de 48 horas e existe dificuldade para urinar ou incontinência urinária, ou ainda surgirem outros sintomas são preciso investigar a verdadeira causa.
Nesse caso, o urologista (ou ginecologista para mulheres) pode solicitar alguns exames de diagnóstico, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou um estudo urodinâmico. Outros exames laboratoriais de sangue e urina também ajudam no diagnóstico diferencial e em alguns casos, a biópsia renal pode ser indicada.
Câncer renal, de bexiga ou de próstata
Apresentar sangue na urina também pode ser um sintoma para alguns cânceres. Esse sinal pode vir acompanhado ainda de incontinência urinária, dor e dificuldade na hora de urinar, além de uma perda de peso repentina.
No caso do câncer de próstata, este sintoma normalmente aparece em casos mais avançados, já que o câncer de próstata, na sua fase inicial, não tem sintomas. Por isso, é muito importante realizar uma avaliação periódica com o urologista.
–