Quando falamos da saúde do coração é indispensável controlar os fatores de riscos e mudar alguns hábitos. A partir dos 40 anos, as chances de desenvolvimento de problemas cardíacos aumentam, principalmente o infarto agudo do miocárdio. A hereditariedade pode ser uma das causas do desencadeamento deste problema.
Além deste fator, sedentarismo, tabagismo, má alimentação e o elevado índice de gordura abdominal também influenciam muito no desenvolvimento de doenças do coração.
Mas calma, ainda dá tempo de cuidar do seu coração!
Ao realizar algumas mudanças no estilo de vida e na rotina, é possível viver com mais qualidade nos próximos anos e manter a saúde do seu coração em dia.
Confira agora 5 Hábitos para manter o seu coração saudável:
1. Faça exercícios físicos: Atividade física não é só para quem quer entrar em forma, mas são importantes para afastar doenças cardiovasculares.
A prática de atividades físicas melhora a saúde do coração e dos vasos sanguíneos, ajuda na diminuição da glicose, reduz o risco de trombose e da inflamação no sangue.
Portanto, o ideal é separar pelo menos 30 minutos por dia para realizar algum tipo de atividade.
2. Tenha uma alimentação equilibrada: Açúcar, sal e gordura em excesso são prejudiciais ao coração. Além de reduzir o consumo desses alimentos, é fundamental que você invista em alimentos como frutas, legumes, verduras e carnes magras.
Aproveite para incluir na sua dieta alimentos ricos em Ômega 3 e fibras. Prefira consumir também os alimentos com carboidratos complexos – tentando evitar ao máximo os derivados de farinha branca – e com gorduras poli-saturadas.
Uma alimentação saudável atrelada à prática de exercícios físicos deixa seu coração bem protegido!
3. Evite estresse e tensão: O estresse libera hormônios que influenciam nos índices de colesterol e de hipertensão, podendo agravar problemas cardíacos.
4. Evite o cigarro: Além de causar problemas respiratórios e oncológicos, o cigarro também é um dos responsáveis por potencializar os riscos de doenças no coração. Ao deixar de fumar, a pessoa reduz imediatamente pela metade o risco de morrer do coração e, em cinco anos, zera.
5. Faça check-ups regulares: Não deixe de consultar com um cardiologista anualmente e realizar todos os exames para monitorar sua saúde e manter o coração saudável.
–