Você certamente já ouviu falar em ultrassom de mama, mas sabe exatamente para que serve este exame?
O ultrassom de mama é um exame realizado com ondas de alta frequência sonora. A emissão de um tipo específico de som ajuda o médico a obter uma imagem detalhada da mama e identificar alguma alteração.
Este procedimento é particularmente indicado para investigar a presença de nódulos ou cistos mamários nas mulheres com mamas densas e com alto risco de câncer de mama. Outras situações onde o ultrassom de mama pode ser solicitado, é em caso de:
- Dor na mama;
- Traumatismos ou processos inflamatórios da mama;
- Nódulo palpável e acompanhamento de nódulo benigno;
- Para diferenciar um nódulo sólido, de um nódulo cístico;
- Para diferenciar nódulos benignos e malignos;
- Para detectar seroma ou hematoma;
- Para verificar o estado das próteses mamárias;
- Se a quimioterapia está tendo o resultado esperado pelo oncologista.
Uma vez detectada qualquer mudança na mama, o ultrassom irá determinar com mais precisão que tipo de alteração é essa e como ela pode ser tratada.
O ultrassom de mama dói?
A realização do ultrassom de mama não causa nenhum tipo de dor ou desconforto, como no caso da mamografia, e pode ser feito em qualquer mulher, de qualquer idade, mesmo gestantes e mulheres em período de amamentação.
Outra característica deste exame é que ele não possui nenhum tipo de radiação, ao contrário de outros procedimentos como tomografia e raio-x. Além disso, o ultrassom de mama é um procedimento não invasivo e é realizado em poucos minutos.
–