Os distúrbios do sono são mudanças ou alterações no corpo e na mente que prejudicam a boa qualidade de sono do paciente.
Segundo especialistas, existem diversos tipos de distúrbios do sono, entre os mais comuns estão a insônia, apneia do sono, sonambulismo e a síndrome das pernas inquietas.
Além de atrapalhar o sono, impedindo que a pessoa durma uma noite inteira ou até mesmo relaxe, os distúrbios do sono também podem provocar sono excessivo durante o dia.
Como identificar um distúrbio do sono?
Como existem vários distúrbios do sono, é muito importante que você se consulte com um neurologista, clínico geral ou médico do sono periodicamente para realizar avaliações clínicas e entender se há a necessidade de investigar e tratar algum problema no sono.
Porém, há alguns sintomas que podem ajudar a identificar:
– dificuldade de concentração
– cansaço extremo
– sonolência diurna
– movimentos involuntários
– dificuldade para dormir
– perda de energia e força
– ronco e/ou paradas respiratórias durante o sono
– alterações de humor
Como é feito o tratamento?
De acordo com os sintomas e histórico do paciente, o médico neurologista irá realizar uma série de exames, como a polissonografia, para saber qual o tratamento correto para cada tipo de distúrbio.
Em alguns casos, os pacientes podem precisar fazer uso de medicamentos para tratar a condição e melhorar a qualidade do sono. Em outros casos, é preciso adaptar a sua rotina, praticando exercícios físicos, melhorando a alimentação, evitando o uso de cafeína à noite e fazendo a higiene do sono.
Medidas de gerenciamento de estresse também ajudam a melhorar a qualidade do sono, especialmente nos casos de bruxismo e de insônia.