O neurologista é o médico especialista no diagnóstico e tratamento das doenças que comprometem o sistema nervoso, que é dividido em central (cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal) e periférico (nervos, gânglios e terminações nervosas), além de seus revestimentos, vasos sanguíneos e tecidos efetores, como os músculos.
A neurologia engloba diversas doenças diferentes e ainda tem relação com outras especialidades, como a neurocirurgia, a reumatologia, a infectologia e a psiquiatria, dentre outras.
Os sintomas que mais levam os pacientes ao neurologista são as dores de cabeça, tonturas e dificuldades de memória. Através de exames neurológicos e do histórico do paciente e familiares, é possível determinar se esses sintomas são decorrentes de uma enxaqueca, doença do labirinto ou até doença de Alzheimer.
Durante uma emergência, a avaliação do médico neurologista é muito importante para verificar pacientes que tiveram perda movimento em alguma parte do corpo, perda da sensibilidade ou da coordenação motora, que apresentem mudança da fala, mudança da visão e uma sérias e outros sintomas.
Principais doenças tratadas pelo neurologista
- Convulsões e tremores (movimentos incontroláveis)
- Problemas de memória e consciência
- Distúrbios do sono
- Dores de cabeça e enxaquecas
- Vertigem
- Síndrome da perna inquieta
- Aneurisma cerebral
- Rigidez ou fraqueza muscular
- Mal de Parkinson
- Alzheimer
- Lesão ou infecção no cérebro e na medula espinhal
- Tumor e hemorragia cerebral
- Epilepsia
- Esclerose múltipla
- Esclerose lateral amiotrófica (ALS ou doença de Lou Gehrig)
- Neuropatia periférica
- Nervos comprimidos
- Acidente vascular encefálico
- Doenças dos nervos e raízes nervosas
- Polineuropatia
Neurologista, Neurocirurgião e Neurologista Infantil
Apesar de compartilharem o mesmo campo, o neurologista, o neurocirurgião e o neurologista infantil possuem formações diferentes.
O neurologista estuda as doenças que serão tratadas clinicamente, tendo durante a sua formação um grande aporte de conhecimento e experiência a respeito de medicamentos, as interações entre esses medicamentos e sua ação sobre a doença e sobre o indivíduo. Tem uma formação clínica e não realiza procedimentos cirúrgicos.
O neuropediatra exerce o mesmo papel que o neurologista, mas a sua formação é voltada especificamente para as doenças neurológicas das crianças.
Já o neurocirurgião tem como principal foco o tratamento das doenças do sistema nervoso através de cirurgia e atua, principalmente, em centros cirúrgicos. O neurocirurgião não é submetido ao mesmo tipo de treinamento que o neurologista para a aprendizagem do diagnóstico, do tratamento clínico e do conhecimento sobre o manejo das drogas das doenças neurológicas.
Neurologista em Campinas
Se você apresenta sintomas como dor de cabeça intensa, convulsões, desmaios, confusão mental , perda de consciência e visão dupla é importante procurar um atendimento neurológico.
Aqui, na Clínica para a Família dispomos de excelentes médicos neurologistas para te atender e cuidar da sua saúde!
Para agendar consultas, exames ou tirar suas dúvidas, entre em contato com a nossa equipe através dos telefones 19 3234-1281 / 19 3231-8537 (WhatsApp).