A urologia é a especialidade da medicina que cuida tanto do sistema reprodutor masculino (testículos, pênis, próstata, etc.) quanto do sistema urinário (rins, bexiga e uretra). Portanto, o urologista pode atender pacientes do sexo masculino e feminino.
Mas quando realmente deve procurar um urologista? Nesse artigo nós vamos esclarecer algumas dúvidas sobre quais doenças o urologista trata e quanto você deve procurá-lo.
O que o urologista trata?
Como já falamos acima, essa especialidade não cuida exclusivamente do corpo masculino, pelo contrário, as mulheres também podem e devem ir ao urologista. O médico pode diagnosticar e tratar todas as doenças que acometem órgãos como bexiga, próstata, uretra, vesículas seminais, pênis, ureter, adrenais, ductos deferentes, rins e testículos. Dentre as principais doenças estão os cânceres, alterações benignas, doenças inflamatórias e infecciosas.
Conheça algumas das principais doenças tratadas pelo urologista:
- Câncer de próstata;
- Impotência sexual;
- Ejaculação precoce;
- Infertilidade;
- Cálculo renal ou Pedra nos rins;
- Incontinência urinária;
- Varicocele;
- Cólica renal (ureterolitíase);
- Infecções do trato urinário (cistite e pielonefrite);
- Dor nos testículos;
- Parafimose;
- Fratura de pênis;
- Sangramento na urina (hematúria);
- Hiperplasia prostática.
Quando procurar o urologista?
As infecções urinárias como as cistites, que atingem a bexiga, são muito mais comuns nas mulheres do que nos homens — atingindo cerca de 80% da população feminina em algum momento da vida. Nesses casos, é muito comum que as mulheres procurem o ginecologista. Embora esse médico possa contribuir para o tratamento da cistite, o ideal é realizar uma consulta com o urologista.
Outras situações em que as mulheres devem realizar uma consulta é no caso de infecção urinária, dificuldade para urinar, cálculo renal (pedra nos rins) e prolapso da bexiga e/ou uretra.
Já os homens devem procurar a ajuda de um médico urologista toda vez que sentirem algum desconforto ou qualquer alteração que possam ser sintomas de doenças no aparelho reprodutor e/ou urinário. Além disso, todos os homens com mais de 45 anos devem agendar uma consulta anual, mesmo se estiver tudo bem.
–