Astigmatismo

Saiba tudo sobre Astigmatismo

Astigmatismo é um tipo de erro refrativo, num determinado eixo, causado por uma alteração na curvatura da córnea. Essa condição faz com que se enxergue os objetos muito embaçados, provocando dores de cabeça e cansaço dos olhos.

O astigmatismo está entre os problemas de visão mais frequentes e que pode estar associado a outros erros refrativos como miopia ou hipermetropia.

O astigmatismo geralmente surge desde o nascimento, mas pode ter cura através da cirurgia ocular, permitindo que o paciente deixe de usar óculos ou lentes de contato.

Sintomas

Numa fase inicial o astigmatismo poderá ser assintomático (sem sintomas), porém, quando a doença começa a se agravar, surgem os primeiros sinais e sintomas.

Normalmente as pessoas com esse tipo de erro refrativo apresentam sintomas como:

Visão turva de perto e de longe;

— Fadiga ocular (vista cansada)

— Cefaleia (dor de cabeça);

— Lacrimejamento quando tenta enxergar focado;

— Tensão no olho;

— Sensibilidade excessiva à luz.

No caso das crianças, é possível desconfiar de astigmatismo quando a criança aproxima muito os objetos do rosto ou quando precisa fechar um pouco os olhos para enxergar melhor.

Tratamento

O astigmatismo é um problema ocular facilmente diagnosticado em uma consulta, mas que, se não tratada de maneira adequada, pode gerar prejuízos visuais para o paciente.

O tratamento tem como objetivo melhorar a visão do paciente. Dentre as opções de correção estão o uso de óculoslentes de contato e cirurgia para correção do grau.

A cirurgia pode ser realizada a partir dos vinte anos de idade, caso o erro refrativo esteja estabilizado. Esse procedimento tem como finalidade a correção do astigmatismo, restituindo desta forma uma visão normal sem necessidade de uso de óculos ou lentes de contato.

A cirurgia para astigmatismo pode ser feita com laser (cirurgia LASIK) até 6 dioptrias ou através de lente intra-ocular na câmara anterior ou posterior (se não tiver indicação para LASIK).

Cirurgia para Astigmatismo

Portanto, na presença de sinais e sintomas possivelmente indicativos de astigmatismo, é muito importante realizar uma consulta com o oftalmologista. Na Clínica para Família você encontra excelentes profissionais que podem cuidar da saúde dos seus olhos!

Se você ainda não fez sua consulta anual, clique aqui e faça o seu agendamento através do Whatsapp.