procurar um oftalmologista

5 sinais para procurar um oftalmologista

É muito comum vermos pessoas com problemas de visão. Olhos lacrimejando, vista cansada, dificuldade para ler e visão embaçada são alguns dos principais problemas relatados pelos pacientes. Mas como saber a hora certa de procurar um oftalmologista?

Se você usa óculos ou lentes de contato, provavelmente sua última visita ao consultório oftalmológico foi quando precisou de uma nova receita, não é mesmo?

A primeira consulta de qualquer pessoa com um oftalmologista deve ser feita logo após o nascimento. Desta forma, é possível descobrir se há alguma malformação congênita, com o teste do olhinho.

Outro momento muito importante para retornar ao médico é antes de iniciar a fase escolar para identificar problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Durante a fase adulta é comum que as visitas ao oftalmologista aumentem, principalmente por conta das atividades que realizamos no nosso dia a dia. O uso do computador, do celular e até mesmo a idade podem influenciar na nossa visão.

Confira agora 5 sinais para procurar um oftalmologista:

1. Sensibilidade à luz

A sensibilidade à luz afeta bastante quem sofre de astigmatismo, ela penetra e se espalha pela retina ocasionando desfoque da visão e irritação nos olhos. A luz do computador, televisão e celular são os maiores causadores desse incômodo.

2. Visão dupla

A causa pode ser uma diferença de grau, estrabismo, diabetes, ou até mesmo um AVC. O sintoma ainda pode estar relacionado a síndromes que são tratadas por oftalmologistas ou neurologistas.

3. Dores de cabeça e nos olhos

Quando essa dor se torna intensa, principalmente na região dos olhos e sobrancelhas, pode ser um sinal de problema de visão. Por exemplo: fadiga ocular digital (causada pela luz azul emitida por aparelhos eletrônicos), alguma inflamação nos olhos e até mesmo glaucoma.

4. Dificuldades para enxergar à noite

Se você apresenta dificuldades para enxergar os objetos em ambiente com pouca iluminação, fique atento, pois é possível ser nictalopia. A nictalopia é a menos preocupante porque não é classificada como uma doença, mas pode ser sintoma de algum transtorno na região dos olhos.

Quando existe essa dificuldade de enxergar no escuro, pessoas acima de 40 anos devem ter uma atenção maior, pois pode ser uma suspeita de catarata.

5. Vermelhidão

Tanto a exposição a agentes externos (como radiação solar, cloro, etc.) quanto infecções por vírus ou bactérias, podem deixar os olhos vermelhos. Além disso, conjuntivite, glaucoma, uveíte e a esclerite também podem causar vermelhidão.

Procurar um oftalmologista é a melhor opção para tratar da saúde dos olhos.

Fique sempre atento aos sinais que surgirem ao longo do tempo. Se você apresentou pelo menos um desses sinais, procure visitar um oftalmologista anualmente.

É muito importante consultar-se regularmente com o especialista para realizar acompanhamentos e diagnósticos precoces.

Fique em dia com a saúde dos seus olhos!

Clique aqui e agende uma consulta na Clínica para Família. Nossos profissionais estarão à disposição para cuidar da sua visão.